Comprar carro novo ou usado a melhor escolha?

Será melhor opção comprar um carro novo ou um carro usado? Vejamos...

.
  • Partilhar nas redes sociais::

Hoje apresentamos-lhe um artigo de opinião sobre um tema com o qual todos nos vamos deparando ao longo das nossas vidas, a compra de carro! Comprar carro novo ou usado, vantagens e desvantagens de  ambas opções, impacto financeiro e algumas considerações sobre estes negócios!
Dilema: Comprar carro novo ou usado

Quando pretendemos comprar um carro, temos diversas opções a tomar, começando pelo estado do veiculo, novo ou usado, tipo de carro, combustível entre outros aspectos, sendo este negócio uma escolha com bastante impacto, na medida em que estamos a comprar uma viatura para nos deslocarmos no dia a dia, em segurança e com o máximo conforto possível/pretendido. Contudo a escolha do estado da viatura é porventura a que mais impacto tem nas suas finanças.
Comprar carro novo será boa opção?

Comprar um carro no estado novo pode ser uma boa opção ao nível financeiro, quando optamos por adquirir maquinas cuja fiabilidade é garantida, ou nos casos em que opta por comprar um automóvel novo com um custo relativamente baixo e com alguma qualidade (ex: Chevrolet Aveo) pode efectivamente ser um excelente negócio, uma vez que opta por adquirir um carro novo ao preço de muitos usados que o mercado tem para lhe oferecer com 1 ou 2 anos de uso e em alguns casos com bastante quilometragem. Contudo a grande realidade no mercado de Auto em Portugal é outra, por norma é difícil encontrar carros novos com preços aceitáveis, uma vez que a carga fiscal sobre os automóveis é enorme (exemplo: um BMW 320 ou qualquer outro automóvel novo na Alemanha  e muito mais barato que em Portugal). Outro aspecto que deve ter em conta é o facto de a manutenção e reparações serem menos expressivos nos veículos novos.

Dica: Uma alternativa aos carros em estado novo, são os veículos de serviço que os concessionários normalmente comercializam com uma diferença de preço muito considerável face aos carros novos e por norma com poucos quilómetros (na maior parte dos casos resultam de compras que os stands estão obrigados a fazer para cumprir os acordos que celebraram com a casa mãe entre outros aspectos) as diferenças podem facilmente alcançar 4.000 ou 5.000€.

Poderá gostar de ler este artigo sobre a compra de mota e as poupanças associadas, clique aqui.
Desvantagens da opção USADO

Os veículos usados são por norma mais baratos, mas ao optar por adquirir neste estado, assume automaticamente um risco, não conhece o histórico da viatura, certo porem, que existem comerciantes de automóveis que tentam sempre vender bons carros e outros que nem por isso, apenas se interessam com a venda em si e não com a qualidade da viatura. Um outro risco de comprar uma viatura a uma pessoa particular (por exemplo: recorrendo ao OLX), sem qualquer tipo de garantia. pode revelar-se mau negócio e comprar gato por lebre, na medida em que entre particulares não existe qualquer garantia do bem transaccionado.

Outros aspectos que deve ter em conta é a marca do veiculo, idade do mesmo, a quilometragem, as garantias dadas pelo vendedor e acima de tudo o preço, quando vai para o mercado procurar o seu novo carro (em estado usado) tente partir em vantagem, existem inúmeros sites de classificados na Internet de venda de Viaturas (ex: Standvirtual), conhecendo o valor médio que o mercado pede para carros similares ao que pretende, estará em vantagem na hora de negociar.

Poderá querer consultar este artigo de opinião sobre os seguros lowcost, veja aqui.

Dica: As marcas de automóveis geralmente comercializam viaturas usadas certificadas e os valores destas estão por norma alinhavados com os valores dos automóveis usados não certificados.

14 Visualizações